Encontrada a pedra fundamental da Docas de Dom Pedro II
Descoberta arqueológica foi no canteiro de obras do Porto, onde já foram achados 4 canhões
O GLOBO
Publicado:4/05/12 - 15h06
Atualizado:4/05/12 - 15h26

Funcionário trabalha ao lado da pedra fundamental do cais de Dom Pedro II DIVULGAÇÃO
RIO - O prefeito Eduardo Paes anunciou em seu Twitter, no início da tarde desta sexta-feira, mais uma descoberta arqueológica ocorrida nas obras de revitalização da Zona Portuária. De acordo com o prefeito, foi achada a pedra fundamental da "Docas D. Pedro II", lavrada em 15/9/1871 pelo Engenheiro André Rebouças. As imagens da retirada da Pedra foram postadas no microblog pelo prefeito.
Nos últimos meses foram realizadas outras descobertas arqueológicas na área das obras. Quatro canhões já foram descobertos pelos pesquisadores que acompanham as escavações. O mais recente foi encontrado no fim de fevereiro. Equipes especializadas da Gerência de Monumentos e Chafarizes fizeram a retirada e o transporte do canhão, que tem 1,50 metro de comprimento e data do início do século XVII.
Esse e os outros canhões já encontrados serão avaliadas por técnicos da Subsecretaria de Patrimônio Cultural e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde devem passar por uma restauração antes de sua exposição ao público.
Canhões são encontrados durante obras na Zona Portuária
Leia mais sobre esse assunto