Relação de Filmes Históricos

Sapeando pela internet, encontrei esses filmes citados pelo Prof. Michel, no site Filmes Históricos, gostei muito e com sua permissão, divulgo-os aqui.
Tenho certeza de que com esses e outros filmes nossos alunos tenderão a entender e comparar com os acontecimentos históricos procurando os erros, com isso entenderão melhor a História.

Relação de alguns filmes com os comentários do prof. Michel: Veja outros.

10.000 a.C. - Erros Históricos, Pré-História


O filme se passa em um período em que homens e feras pré-históricas lutavam pela sobrevivência na Terra e mostra as aventuras de D’Leh, um jovem caçador que lidera um exército ao longo de um vasto e perigoso deserto. Enfrentando vários desafios, ele segue caminho rumo a uma civilização perdida para salvar sua amada Evolet das mãos de um maligno e poderoso guerreiro determinado a possuí-la.

Saiba mais sobre o contexto histórico do filme

Dados Técnicos

Diretor: Roland Emmerich
Duração: 109 min
Ano: 2008
País: EUA/Nova Zelândia
Gênero: Aventura/Drama
Cor: Colorido
Áudio: Português
Legenda: Sem Legenda
Assista Online [completo]

Curiosidades

- Há 10000 a.C., parte do mundo começava a entrar no período Neolítico. Durante esse período surge a agricultura, e a fixação resultante do cultivo da terra e da domesticação de animais para o trabalho provoca o sedentarismo (moradia fixa em aldeias).
- O filme mostra mamutes sendo utilizados na construção das pirâmides do Egito. Porém, estes animais viviam em terras geladas da América do Norte e norte da Ásia e não poderiam ser encontrados no deserto.
- D'Leh e seus aliados vão ao Egito resgatar seu povo, os quais foram tomados como escravos para a construção da pirâmide e da esfinge. Entretanto, tais construções só seriam criadas quase oito mil anos depois, por volta de 2500 a.C.
- As aves carnívoras da família Phorusrhacidae viveram na América do Sul e haviam sido extintas 1,8 milhões antes.
- A tribo Naku alimenta D'Leh com pimentas-vermelhas e o presenteiam com milho. Ambos são originários das Américas.
- Os mamutes e o tigre de dentes-de-sabre possuíam tamanho desproporcional no filme.


Fúria de Titãs - Grécia Antiga


Nascido de um deus, porém criado como homem, Perseu se vê indefeso para salvar a família da aniquilação por Hades, o vingativo deus do reino dos mortos. Sem nada a perder, Perseu se oferece como voluntário para comandar a perigosa missão de derrotar Hades, antes que este consiga obter poder de Zeus e instalar o inferno na Terra. Liderando um grupo de guerreiros, Perseu parte numa arriscada jornada nas profundezas dos mundos proibidos.
Saiba mais sobre o contexto histórico do filme


Dados Técnicos

Diretor: Louis Leterrier
Duração: 118 min
Ano: 2010
País: EUA/Reino Unido
Gênero: Épico
Cor: Colorido

Curiosidades
- Titãs, na mitologia grega, estão entre a série de deuses que enfrentaram Zeus e os deuses olímpicos na sua ascensão ao poder. A guerra entre os deuses e os Titãs é relatada em Teogonia, de Hesíodo e Titanomaquia, de Plutarco.
- O filme é um remake "Fúria de Titãs" (1981).
- O ator Liam Neeson aceitou fazer Zeus no filme porque seus filhos são fãs da mitologia grega.
- As cenas de vulcão foram filmadas na famosa pedreira Dinorwic Slate Quarry, no País de Gales, locação muito conhecida por ter sido usada em filmes de fantasia como "Willow-Na Terra da Magia" (1988).


Percy Jackson e o Ladrão de Raios - Grécia Antiga
Os doze deuses do Olimpo (instalados 600 andares acima do planeta, no edifício Empire State Building, em Nova York) estão vivos e criando uma nova raça de jovens heróis mitológicos que são semideuses – metade mortais, metade imortais. Zeus suspeita que Percy, filho adolescente de Poseidon, tenha roubado seu raio, a arma mais poderosa do universo. Ele precisar provar sua inocência e evitar uma guerra devastadora entre os deuses.
Saiba mais sobre o contexto histórico do filme



Dados Técnicos

Diretor: Chris Columbus
Duração: 119 min
Ano: 2010
País: EUA/Canadá
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Áudio: Português
Legenda: Sem legenda
Assista Online

Curiosidades

- Quando Percy Jackson, Annabeth e Grover deixam o cassino eles estão em uma Maseratti. O emblema da empresa é um tridente, o mesmo símbolo de Poseidon.
- O personagem Luke pode ser visto jogando o videogame "Call of Duty: Modern Warfare 2" (2009).
- Na mitologia grega, a deusa Athena não teve filhos.


Caça as Bruxas - Idade Média

Behmen lutou por vários anos nas Cruzadas, perdeu batalhas, amigos e também a fé. Ao desistir de ajudar a Igreja em sua luta pelo poder, ele só encontra devastação, fome e a peste negra. Ao lado de seu fiel escudeiro Felton, ele torna-se inimigo dos governantes, mas acaba recebendo uma missão que pode liquidar seus débitos: levar uma jovem, suspeita de ser uma bruxa, para um monastério distante. Mas o caminho será bastante tortuoso.
Saiba mais sobre o contexto histórico do filme

Dados Técnicos

Diretor: Dominic Sena
Duração: 103 min
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Suspense
Cor: Colorido
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Assista Online

Curiosidades

- As bruxas foram implacavelmente caçadas durante a inquisição na Idade Média. Um dos métodos usados pelos inquisidores para identificar uma bruxa nos julgamentos do Santo Ofício consistia na comparação do peso da ré com o peso de uma Bíblia gigante. Aquelas que fossem mais leves eram consideradas bruxas.
- Caça às Bruxas foi rodado em países como Áustria, Hungria e Croácia, em diversas locações.


Maomé-O Mensageiro de Alah - Civilização Muçulmana - Temas Religiosos

No século VII, os poderosos líderes de Meca entraram em conflito com Maomé, que atacou seus hábitos materialistas e suas injustiças. Após as visões com o Anjo Gabriel, Maomé e seus seguidores vão para o deserto. Junto ao seu povo, Maomé lutou e derrotou os chefes de Meca, destruindo os 300 ídolos da Kaaba e passando todos a adorar um único Deus. Maomé vai para Medina e junto com seus seguidores constrói a primeira mesquita do mundo.

Saiba mais sobre o contexto histórico do filme

Dados Técnicos

Diretor: Moustapha Akkad
Duração: 220 min
Ano: 1976
País: Arábia Saudita/Inglaterra/Líbano/Líbia
Gênero: Drama
Cor: Colorido

Curiosidades

- Maomé (570-632) foi um líder religioso e político árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Para os muçulmanos, Maomé foi precedido em seu papel de profeta por Jesus, Moisés, Davi, Jacob, Isaac, Ismael e Abraão.
- Alá é a palavra utilizada no árabe para designar Deus. Embora o termo seja mais conhecido no Ocidente devido ao seu uso pelos muçulmanos, é utilizada pelos falantes do árabe de todas as fés abraâmicas, incluindo judeus e cristãos, para se referir à mesma divindade monoteística.


1492-A Conquista do Paraíso - Expansão Marítima

Vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.
Saiba mais sobre o contexto histórico do filme


Dados Técnicos

Diretor: Ridley Scott
Duração: 155 min
Ano: 1992
País: EUA/França/Espanha/Inglaterra
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Assista Online [completo]

Curiosidades

- Cristóvão Colombo (1451-1506) foi um navegador e explorador europeu, responsável por liderar a frota que alcançou a América em 12 de Outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha.
- Em 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo partiu do porto de Palos com uma nau (Santa Maria) e duas caravelas (Pinta e Nina). Em 12 de outubro do mesmo ano, avistou a ilha de Guanani (atual São Salvador). Realizou ainda mais quatro viagens à América, achando ter chegado às Índias.
- O filme foi lançado comercialmente nos cinemas norte-americanos, em meio às comemorações pelos 500 anos de descoberta da América.
- A ideia em realizar um filme sobre a descoberta da América por Cristóvão Colombo partiu da roteirista Roselyne Bosch. Em suas pesquisas, Roselyne encontrou vários pergaminhos da época ainda não-traduzidos.


Ana dos Mil Dias - Absolutismo

Conta a história do rei britânico Henrique VIII, que causa um conflito com a Igreja Católica após se casar com sua segunda esposa. A obsessão do Rei Henrique VIII em ter um filho para se tornar seu herdeiro põe em perigo todos à sua volta. Desde seus mais simples empregados até a jovem e amada Ana Bolena, que foi afastada do trono, como as esposas anteriores do rei, por não conseguir gerar um herdeiro homem para o trono da Inglaterra.
Saiba mais sobre o contexto histórico do filme


Dados Técnicos

Diretor: Charles Jarrott
Duração: 145 min
Ano: 1969
País: Inglaterra
Gênero: Drama
Cor: Colorido

Curiosidades

- Ana Bolena (1501-1536) foi marquesa de Pembroke e a segunda mulher de Henrique VIII da Inglaterra e mãe da rainha Isabel I da Inglaterra. O seu casamento com Henrique VIII foi polêmico do ponto de vista político e religioso e resultou na criação da Igreja Anglicana.
- O roteiro é uma adaptação cinematográfica da peça homônima de Maxwell Anderson, de 1948.


Iluminados pelo Fogo - História da Argentina

1982. Esteban Leguizamón é um homem de 40 anos que, quando tinha 18, foi levado para lutar pela Argentina na Guerra das Malvinas. A tentativa de suicídio de Vargas, um de seus ex-companheiros, faz com que relembre os fatos ocorridos na época, como o padecimento pelo frio e pela fome, os maus-tratos dos comandantes militares e os horrores da guerra. É quando Esteban decide retornar às Malvinas, para que possa se reencontrar com seu passado.
Saiba mais sobre o contexto histórico do filme

Dados Técnicos

Diretor: Tristán Bauer
Duração: 100 min
Ano: 2005
País: Argentina/Espanha
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Áudio: Português
Legenda: Sem legenda
Assista Online

Curiosidades
- Guerra das Malvinas foi um conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido ocorrido nas Ilhas Malvinas (em inglês, Falklands), Geórgia do Sul e Sandwich do Sul entre os dias 2 de abril e 14 de junho de 1982.


A Rainha Margot - Reforma Protestante

No século XVI, um casamento de conveniência é celebrado com o intuito de manter a paz. A união entre a católica Marguerite de Valois, a rainha Margot, e o nobre protestante Henri de Navarre tinha como meta unir duas tendências religiosas. O objetivo do casamento foi tão político que os noivos não são obrigados a dormirem juntos. As intrigas palacianas vão culminar com a Noite de São Bartolomeu, na qual milhares de protestantes foram mortos.

Saiba mais sobre o contexto histórico do filme

Dados Técnicos

Diretor: Patrice Chéreau
Duração: 136 min
Ano: 1994
País: França
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Áudio: Francês
Legenda: Sem legenda
Assista Online

Curiosidades
- Margarida de Valois (1553-1615), conhecida como Rainha Margot, foi rainha na França no século XVI, em cujo reinado teve lugar Noite de São Bartolomeu, onde milhares de huguenotes foram massacrados por católicos em um ataque surpresa.
- O filme conta a história dos últimos anos da Casa de Valois como casa real de França, e as perseguições religiosas aos protestantes, incluindo o Massacre da noite de São Bartolomeu, em 24 de Agosto de 1572.
- O massacre da noite de São Bartolomeu foi um episódio sangrento na repressão dos protestantes na França pelos reis franceses, católicos. As matanças, organizadas pela casa real francesa, duraram vários meses, vitimando entre 30 mil e 100 mil protestantes franceses (chamados huguenotes).
- O filme é baseado em obra homônima de Alexandre Dumas, escrito em 1845.
- O massacre já tinha sido representado no cinema por D.W. Griffith no filme mudo "Intolerância", de 1916.


Maria Antonieta - Revolução Francesa

A princesa austríaca Maria Antonieta é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI, como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versalles ela é envolvida em rígidas regras de etiqueta, ferrenhas disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo em que nunca se sentiu confortável. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude.

Saiba mais sobre o contexto histórico do filme

Dados Técnicos

Diretor: Sofia Coppola
Duração: 123 min
Ano: 2006
País: França/Japão/EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Áudio: Inglês
Legenda: Sem legenda
Assista Online

Curiosidades
- Maria Antonieta (1755-1793), arquiduquesa da Áustria e rainha consorte de França de 1774 até a Revolução Francesa, em 1789. Casou-se em 1770, aos catorze anos de idade, com o delfim francês Luís Augusto de Bourbon, que, em 1774, tornou-se o rei de França, com o nome de Luís XVI.
- Sofia Coppola conheceu a biografia de Maria Antonieta em 2000, através da historiadora francesa Evelyne Lever. Na época ela adquiriu os direitos de adaptação para o cinema de seu livro, sendo acompanhada pela autora em sua 1ª visita ao Palácio de Versalhes, em 2001.
- Posteriormente Lever trabalhou como consultora técnica do filme, preparando um dossiê sobre a rainha, de forma a evitar erros sobre sua história.
- Sofia Coppola se recusou a ler a famosa biografia de Maria Antonieta escrita por Stefan Zweig, por considerá-la rigorosa demais. A diretora preferiu se basear no livro de Antonia Fraser, que faz da rainha um personagem mais humano.
- O personagem Luís XVI foi oferecido a Alain Delon, que o recusou.
- Judy Davis, que interpreta a Condessa de Noailles, esteve inicialmente cotada para a personagem Maria Theresa.
- O governo francês concedeu à equipe de filmagens uma permissão especial para que rodasse cenas no Palácio de Versalhes.
- Apesar do Salão de Espelhos estar em restauração na época das filmagens, a diretora Sofia Coppola conseguiu permissão para rodar no local a cena de baile do casamento entre Maria Antonieta e Luís XVI.


Sommersby-O Retorno de um Estranho - Guerra de Secessão

O povo se lembra de Jack Sommersby. Eles o conheceram como um homem rude e amargurado. Mas quando Jack voltou para casa após a Guerra Civil, ele se transformara num gentil, cuidadoso e habilidoso ser humano. Teria a guerra o transformado tanto assim... ou esse homem que se chama Jack Sommersby é um impostor? O amor cresce na mesma proporção que as suspeitas sobre Jack. Laurel sabe que este é o homem que sempre sonhou.
Saiba mais sobre o contexto histórico do filme

Dados Técnicos

Diretor: Jon Amiel
Duração: 113 min
Ano: 1993
País: EUA/França
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Assista Online

Curiosidades

- A Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana foi uma guerra civil ocorrida nos Estados Unidos da América entre 1861 e 1865. Foi o conflito que causou mais mortes de norte-americanos, num total de estimado em 970 mil pessoas.


Titanic - Revolução Industrial

Uma expedição aos destroços do Titanic leva uma sobrevivente do naufrágio a relembrar uma grande história de amor que viveu no navio. Em 1912, na única viagem do que então era o maior navio já construído, Rose é uma jovem da alta sociedade prestes a se casar com seu rico noivo. Mas a bordo do Titanic ela conhece Jack Dawson, um jovem simples e aventureiro, e se apaixona pelo rapaz. As diferenças sociais fazem com que muitos se oponham.
Saiba mais sobre o contexto histórico do filme


Dados Técnicos

Diretor: James Cameron
Duração: 194 min
Ano: 1997
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Áudio: Português
Legenda: Sem legenda
Assista Online

Curiosidades

- O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912.
- O filme ganhou 11 Oscar: melhor filme, diretor, diretor de arte, fotografia, mixagem de som, figurino, edição de som, efeitos visuais, edição, trilha sonora e canção original.


O Menino do Pijama Listrado - Segunda Guerra Mundial

Alemanha, 2ª Guerra Mundial. Bruno, de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo em um campo de concentração. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de sua idade. Ao explorar o local ele conhece Shmuel, um garoto aproximadamente de sua idade que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca eletrificada.
Saiba mais sobre o contexto histórico do filme


Dados Técnicos

Diretor: Mark Herman
Duração: 94 min
Ano: 2008
País: EUA/Inglaterra
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Assista Online

Curiosidades

- Campo de concentração é um centro de confinamento militar, instalado em área de terreno livre e cercada por telas de arame farpado ou algum outro tipo de barreira, cujo perímetro é permanentemente vigiado.
- Apesar do campo de concentração visto em cena jamais ser nomeado, é possível perceber que se trata de Auschwitz pela presença de 4 crematórios, cujas construções foram discutidas pelos oficiais. Auschwitz era o único campo com esta característica.
- O filme é baseado no livro homônimo, de John Boyne.


O Desastre de Chernobyl - Guerra Fria

Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, um dos reatores da usina nuclear de Chernobyl explodiu. Um inferno de chamas coloridas alcançou quase 1000 metros de altura nos céus da Ucrânia. O documentário acompanha a luta contra o tempo que milhares de soviéticos jamais poderão esquecer. Os efeitos dessa explosão haviam sido cem vezes superiores aos provocados pela bomba de Hiroshima e mais de 200 mil pessoas tiveram que ser evacuadas.
Saiba mais sobre o contexto histórico do filme

Dados Técnicos

Diretor: Discovery Channel
Duração: 97 min
Ano: 2006
País: EUA
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Assista Online

Curiosidades

- O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobil, na Ucrânia. É considerado o pior acidente nuclear da história da energia nuclear, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido.


Adeus, Lênin! - Guerra Fria

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander, temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos.
Saiba mais sobre o contexto histórico do filme


Dados Técnicos

Diretor: Wolfganger Becker
Duração: 118 min
Ano: 2003
País: Alemanha
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Áudio: Alemão
Legenda: Português
Assista Online

Curiosidades

- Lênin (1870-1924) foi um revolucionário e chefe de Estado russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética.
- Foi o representante alemão para a disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2004.
- O filme é inspirado em um período importante da história cultural da Europa - a queda do Muro de Berlim e a reunificação das duas Alemanhas.
- O diretor usa como pano de fundo personagens reais como Erich Honecker, que governou a Alemanha Oriental, de 1971 a 1989; Mikhail Gorbatchov, o último líder da URSS; Helmut Kohl, primeiro chanceler da Alemanha reunificada; e Sigmund Jähn, que em 1978 tornou-se o "primeiro alemão no espaço".


O Encouraçado Potemkin - 1920's, Absolutismo, Clássico, Império Russo, Preto e Branco

Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles, aumentando a tensão.
Saiba mais sobre o contexto histórico do filme

Dados Técnicos

Diretor: Sergei Eisenstein
Duração: 74 min
Ano: 1925
País: Rússia
Gênero: Drama
Cor: Preto e Branco
Download: Torrent
Áudio: Mudo
Legenda: Português [download]
Assista Online

Filmes ligados ao Projeto Água

Acho que quase ninguém alcançava o que Hurricane Smith cantava na década de 70. Agora, quase 40 anos depois, compreendemos que ele já previa o que estaria acontecendo Planeta Água
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.